• Cássia Oliveira

Cerimônias Alternativas

Crescentemente os noivos vem buscando personalizar a cerimônia de casamento. E atualmente trazer elementos simbólicos que identificam a unidade do casal é algo muito requisitado.


Uma cerimônia com a personalidade dos noivos e inspiradora, não precisa absolutamente ser seguida de um ritual. Entretanto é possível customizar e ajustar um rito de acordo com o gosto do casal e com aquilo que acreditam, a partir do símbolo original desse costume.


As Cerimônias Alternativas se ajustam a todos os tipos de casais. E podem ser substituídas em uma cerimônia tradicional ou fazer parte dela.


É importante compreender que essas celebrações possuem cada uma um significado para diversas culturas. A sua representação deve ser feita com autenticidade e legitimidade. Como estamos falando sobre cerimônia com a pessoalidade do casal é interessante ressaltar que pode-se fazer adequações e combinações, se assim for o desejo dos noivos.


Podemos chamar essas cerimônias alternativas também de Rituais Simbólicos. Abaixo selecionei algumas das mais pedidas pelos casais:


  • Cerimônia da Água - a água traz o sentido de purificação eliminando toda a negatividade. E preparando o casal para receber a nova vida juntos. Nas mãos dos noivos a água é jorrada e um recipiente maior a recebe. O casal pode incluir pétalas de rosas ou alguma essência, se desejar. Esse é o momento de reflexão do casal atraindo os melhores sentimentos.


  • Cerimônia das Areias - a mensagem transmitida é a uniao do casal. São utilizadas areias coloridas cada uma contendo um significado, o casal despeja a areia em um recipiente maior alternando as cores. Depois de misturadas no vaso, as areias não poderão mais ser separadas, assim é a base de um casamento.


  • Cerimônia da Árvore/Plantio - assim, como uma árvore poderá colher bons frutos se for cuidada. O casamento também terá bons frutos, se for regado todos os dias com bons sentimentos. Neste sentido, os noivos colocam adubo em um vaso, representando a semeadura de uma árvore de sua escolha, após isso o casal rega essa árvore plantada como exemplo do crescimento de uma nova família próspera.

  • Cerimônia da Caixa de Vinho - um casamento maduro demanda tempo, além do cuidado para preservá-lo, assim como o vinho. Desta maneira coloca-se uma garrafa de vinho e mensagens com os votos dos noivos dentro de uma caixa. A caixa é lacrada e é recomendado ler os recados e beber o vinho, após cinco anos de casados para renovar a união do casal.

Cerimônia do Cordão de 3 Dobras - tem como símbolo: o homem, a mulher e Deus. Sendo assim, três cordas são trançadas e inicia-se a reflexão do texto bíblico de Eclesiastes, que diz: “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois o resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” Quando há esse conjunto entende-se que a relação do casal jamais será quebrada e sim fortalecida.

  • Cerimônia Handfasting/Fitas - possui sentido de laços de união. É por meio de fitas que a mãos do casal são atadas marcando um pacto entre os noivos, um compromisso um com o outro. É uma bela forma de simbolizar a sua unidade, o seu amor. Essas fitas são coloridas, cada cor contém um significado, o casal pode escolher as cores que melhor representam a sua personalidade e aquilo que desejam levar para o casamento. Saiba algumas definições: O vermelho - paixão, amarelo - confiança, verde - prosperidade, branco - pureza, azul - paciência, rosa - romance, entre outras.


  • Cerimônias das Rosas - a rosa vermelha tem como símbolo o amor. Os noivos recebem essas rosas e trocam entre si; com a simbologia de que estão ofertando o seu amor um ao outro. No altar conterá um vaso vazio, os noivos - juntos - colocam as rosas recebidas, representando a entrega daquilo que há de melhor em si.


  • Cerimônia do Vinho - o vinho branco simboliza o noivo e o vinho tinto a noiva. Quando os vinhos são mesclados é demonstrado a ligação definitiva do casal, O casal pode beber um gole e também quebrar a taça expressando que somente eles possuem o ingrediente deste amor.


  • Cerimônia das Velas/Luz - representa a luz que cada um emana em si. E a partir da conexão ali estabelecida surge uma nova familia. Portanto, a noiva segura uma vela e noivo segura uma segunda vela e – juntos – acendem uma terceira. É possível também, os pais dos noivos realizarem o ritual. Os pais do noivo acendem uma vela, enquanto os pais da noiva fazem o mesmo. O casal recebe essa vela e acendem a terceira, em sinal da nova família que está sendo construída.

........................................................................


Para um casamento e até mesmo uma renovação de votos essas são algumas das cerimônias alternativas que podem ser realizadas, após a troca das alianças e dos votos do casal. O importante é considerar que cada ritual seja inserido dentro de um contexto. Contribuindo com o sentido do casamento e a celebração da história do casal.


Fotos: Arquivo Pessoal e Mídia Wix


E aí qual cerimônia alternativa você gostou ou combina com você?

Aproveita para compartilhar com a amiga ou amigo que precisa saber sobre cerimônias também.


Siga-me no Instagram @cassiaoliveiracelebrante e veja outras cerimônias.


#cerimoniasalternativas #ritosdecasamento #rituaissimbolicos #casamento #cerimôniasdecasamento #simbologiaetradicoes #cerimoniadiferentes #noivos #noivas

©2020 Cássia Oliveira Celebrante & Mestre de Cerimônias
Todos os direitos reservados.

Marca dagua branca- logo 1.png