• Cássia Oliveira

Você sabe qual é o papel de um Celebrante Social em um Evento de Casamento?

É chegado o momento em que você tem que solicitar orçamentos e conhecer um pouco mais sobre cada profissional que atuará no seu evento, não é mesmo?

Surgem inúmeras dúvidas do papel que cada um vai representar em um dia tão importante de sua vida, principalmente quando você busca por um celebrante.


E há sempre uma confusão. Alguns pensam que um só faz tudo! Mas calma lá! Todos têm um objetivo fundamental, e cada um exerce funções diferentes em um casamento, bodas, festa de debutante, batizado, etc. Mas antes de você entender um pouco mais sobre o papel do celebrante, queremos falar sobre outro profissional que é fundamental para um evento e que muitos confundem como celebrante: O Cerimonialista.


O cerimonialista é aquele profissional que organiza todo o planejamento de um evento. No caso de cerimonialista de casamento é o responsável pela pré-produção à execução do casamento, cuidando de todo o cerimonial, que envolve uma série de cuidados. Além da festa como um todo.

Portanto CERIMONIALISTA NÃO É CELEBRANTE!



Compreendido isto, agora você vai saber o que um Celebrante Social faz e mais especificamente o Celebrante de Casamentos!


CELEBRANTE SOCIAL

O Celebrante Social tem como função celebrar, conduzir uma cerimônia, seja de casamento, bodas, festa de 15 anos, batizado, entre outros eventos sociais que necessitem de seu trabalho, em que a cerimônia será escrita de forma especial e de acordo com o desejo de quem está contratando.


Vamos falar especificamente de uma categoria de Celebrante Social - O

Celebrante de Casamentos!

Atualmente, alguns casais têm optado a não seguir um formato tradicional - o casamento na igreja. E como alternativa buscam o Celebrante de Casamentos para realizar a cerimônia em algum outro local que desejam e de maneira personalizada, contendo a história do casal como pano de fundo.


Neste sentido, o celebrante irá compreender o estilo do casamento e apresentar aos noivos as formas para celebrar; contendo diferenciais, texto com conteúdo, rituais e cerimônias alternativas como: Elopement Wedding - que traduzido para o português chamamos de Casamento a Dois (mas, cerimônias alternativas é um conteúdo para outro dia, que aliás será compartilhado com você em breve, aguarde!).


Pois bem, agora você sabe que o Celebrante tem papel de muita importância em um casamento, pois ele que será o responsável por celebrar a união do casal. Mas como se procede a contratação de um celebrante? Qual o passo a passo? Você vai entender!


Neste momento os noivos, entram em contato com o celebrante, informam a data, horário e local de seu casamento, havendo a disponibilidade na agenda; o casal recebe um plano geral de apresentação do passo a passo para a celebração.


Em seguida é preciso realizar uma reunião pessoalmente ou por chamada de vídeo (para os casais mais modernos) para conhecer o casal, sua história, e as motivações que os levaram a se casar. É nesta etapa que se cria um vínculo maravilhoso com os noivos, compartilhamento de uma vida.


A partir do encontro com o casal é iniciado um compromisso de traçar o perfil dos noivos, alinhar o roteiro e script - para produzir o discurso e assim realizar a cerimônia. Discurso esse que é elaborado de forma autoral e exclusiva, escrita especialmente com as características e desejo da noiva, do noivo e até da família, que muitas vezes participa das reuniões.


Nas cerimônias sabemos que a entrada das alianças e os votos são os momentos mais esperados, não só pelos noivos, mas também pelos convidados.

Entretanto, se os noivos quiserem deixar a cerimônia mais interativa e criativa, podem incluir rituais simbólicos; como: a cerimônia das areias, cerimônia das velas, cerimônia da caixa e do vinho, cerimônia da rosa, cerimônia das cartas, cerimônia do cordão de três dobras; entre tantos outros (hum, este assunto merece também um post específico- anotado!) que trarão mais simbolismo ao casamento.


Chegou o Dia C (Dia do Casamento) e com ele o Celebrante de Casamentos que celebrará o amor e a sua festa. Aqui houve preparo, dedicação e muito trabalho para tornar este momento inesquecível!

Compreender o papel de cada profissional em seu casamento é de extrema importância, assim a sua decisão será mais assertiva.


Portanto conte conosco para que a sua cerimônia seja celebrada como você sempre sonhou!

#celebrantedecasamentos #celebrantesocial #cerimoniasincriveis #cerimoniadecasamento #celebrantecassiaoliveira #cerimoniapersonalizada #cerimoniascomritos #celebrarcomamor #curiosidadedocasamento

©2020 Cássia Oliveira Celebrante & Mestre de Cerimônias
Todos os direitos reservados.

Marca dagua branca- logo 1.png